Papas de Millet e Pera

















Depois da versão salgada de millet que vos mostrei aqui, decidi experimentar numa versão doce! Escolhi uma receita simples, umas papas para o pequeno-almoço. É frequente fazer papas de aveia (coisa que eu adoro), mas é bom ter outras alternativas. Foi com algum receio, confesso. Porque tinha "medo" de não gostar e não aceito ver comida acabar no lixo. No entanto estas papas surpreenderam-me pela positiva! Gostei muito, são bastante saciantes mas sem serem pesadas para o estômago e ficam muito saborosas! Também já experimentei com maçã e acho que ficam igualmente (ou ainda mais) deliciosas! E para adoçar usei o caramelo de tâmaras do post anterior. A receita rendeu essa taçona que vêem na foto. Supostamente isso seria uma dose mas eu achei demasiado. Comi metade com o resto da pera a acompanhar e fiquei saciada.


Papas de Millet e Pera:

1 chávena de café de millet;
4 chávenas de café de leite magro;
3 chávenas de café de água;
2 colheres de sobremesa bem cheias de caramelo de tâmaras (receita aqui);
1 pera madura;
raspa de meio limão;

Coloca-se o millet num coador e lava-se em água corrente. Coloca-se no tacho juntamente com o leite, a água, o caramelo de tâmaras, metade de pera em pedacinhos (não é necessário descascar) e a raspa de limão. Vai ao lume mexendo de vez em quando até o millet estar cozido e ganhar a consistência de papas. Coloca-se na taça, polvilha-se com uma pitada de canela e acompanha-se com a restante pera.

Nota: eu achei a quantidade de líquido que usei suficiente, mas se acharem que estão demasiado espessas podem juntar um pouco mais de água.

Rende 2 doses

28 comentários:

  1. deve ser mt bom tem um aspecto mt bom bjs

    ResponderEliminar
  2. Dá um lanche bem gostoso!!!
    Um dia experimento!!!bj

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de millet, mas nunca experimentei uma versão doce. Dificilmente vai destronar as minhas ricas papinhas de aveia, mas para variar é uma ideia ;) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se sabe! Eu também não tinha fé na coisa mas surpreendeu-me! De qualquer modo também continuo a achar que papas de aveia são papas de aveia! Cada coisa no seu lugar! Beijinhos

      Eliminar
  4. Mais uma opção saudável para o pequeno-almoço! Adorei as fotos, estão lindas, super outonais. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Revelam muito a minha falta de jeito para estas coisas, mas enfim. Fotografar os pratos é o meu maior pesadelo nisto das receitas. Beijinhos

      Eliminar
  5. Como papas de millet todos os dias ao pequeno-almoço, recomendado pelo Dr. Varatojo da medicina macrobiótica pois são óptimas para o sistema digestivo. Só não coloco leite porque sou intolerante e no fim passo tudo na varinha mágica para ficar mesmo papa.
    As tuas papas ficaram lindas e muito apetitosas!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa ideia passar a varinha mágica, tenho de experimentar! Beijinhos

      Eliminar
  6. Costumo usar millet em saladas, papas já tenho visto receitas mas nunca experimentei.
    Gostei muito das tuas , fica um excelente pequeno almoço.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Esta vai ser uma das papas que vou começar a dar à minha pequenina :). Já tentei dar papas sem a fruta mas não gostou. Estou à espera dos 5 mesinhos para poder cmeçar a juntar fruta. Ainda esta semana comprei milet! :) No caso vou ter de as triturar no fim. Mas vou fazer assim essas mesmas frutas!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, podes fazer sem a fruta juntando apenas o leite e um fiozinho de mel para adoçar. Beijinhos

      Eliminar
  8. Parece-me que fica uma boa combinação, tenho que experimentar, não tenho o caramelo de tâmara mas substituo com mel.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mel também fica bom! Eu adoro mel mas para variar desta vez usei o caramelo de tâmaras! Beijinhos

      Eliminar
  9. Querida Elisabete,
    Ótima sugestão assim podemos degustar uma deliciosa sobremesa sem culpas.
    Eu anotei a receita do caramelo de tâmaras, breve farei.
    Amei as fotos, todas lindas!

    Beijos, bom fim de semana junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
  10. Deve ser muito bom tenho que experimentar!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga, que bom aspeto tem o conteúdo dessa taça!
    Não sei o que é millet, ou talvez não conheça com esse nome, mas vou procurar por aqui.
    Agora é que vi que não estava a seguir este teu outro blog, por isso não via o que publicas!
    Aguardo resposta do mail.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O millet é muito antigo mas adora está a ganhar novamente destaque devido às dietas e à alimentação saudável. Por aqui também não encontro, trouxe das férias para experimentar.
      Na próxima semana a resposta está prometida! Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá olá bom dia!!
    Que belas papinhas e que bom aspecto!! Este tempo frio pede mesmo umas belas papas aconchegantes. Também tenho em casa milho pianço e já experimentei fazer uma vez mas confesso que o tempo de cozedura me desincentivou a repetir. Deixas-te quanto tempo ao lume? Eu tive cerca de 30 minutos, é muito mais que as papas de aveia. :\
    Beijinhos

    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o tempo de cozedura é um factor menos positivo, ainda mais para pessoas como eu que gostam das coisas mais bem cozidinhas. Foi cerca de 20 minutos. Quem tiver robot pode fazer no robot para poupar tempo e trabalho. Eu tenho mas ainda não experimentei fazer as papas de millet na Bimby. Beijinhos

      Eliminar
  13. Ainda não experimentei o millet mas parece-me bem bom. Adorei as fotos ^_^
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!