Panquecas de Batata-Doce










Gosto muito de panquecas! Há algo reconfortante nas panquecas que eu não consigo explicar! Por vezes não se faz por achar que demora muito tempo ou que dá muito trabalho. Estas são super rápidas, super fáceis, super boas e super saciantes! São umas panquecas Super! Acompanhei com quadradinhos de batata doce e mandarina porque acho que o sabor cítrico combina muito bem com a batata-doce. E como sou uma gulosa incorrigível ainda reguei com um fiozinho de mel! Não era necessário pois estas panquecas são docinhas mas acho que o mel dá sempre um toque especial às panquecas! Há muito tempo que não participava na rubrica mensal da Marta do blogue Intrusa na Cozinha. Sendo a batata-doce muito utilizada na nossa gastronomia Açoriana e tendo em conta que eu adoro batata-doce de todas as maneiras e feitios, desta vez não podia mesmo deixar de participar! Portanto aqui fica!


Panquecas de Batata-Doce:

1/3 chávena de puré de batata-doce;
1 ovo;
1 colher de sobremesa de farinha de coco;
uma pitada de canela;
uma pitada de bicarbonato de sódio;

Numa chávena coloca-se o puré de batata-doce, o ovo, a farinha de coco, a canela e o bicarbonato de sódio. Mistura-se muito bem. Coloca-se uma colherada numa frigideira anti-aderente (pré-aquecida), espalha-se e deixa-se cozinhar dum lado e doutro. 

Nota: usei batata doce que esmaguei na hora até ficar em puré. Podem usar a varinha mágica para triturar a massa das panquecas, mas é tão fácil de fazer com o garfo que é uma perda de tempo estar a sujar a varinha.

Rende 2 panquecas

36 comentários:

  1. Ficaram lindas e com certeza uma verdadeira delicia...um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Também adoro panquecas!
    Acho-as tão reconfortantes e sabe bem um pequeno-almoço com elas.
    Ficaram lindas estas e com ingredientes dos bons adoro a textura.

    Beijinhos querida



    ResponderEliminar
  3. Tenho ali umas batatas doces que vieram no cabaz desta semana e já sei que utilidade lhes dar: estas panquecas!! :)
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Adoro panquecas e adoro batata doce por isso já estou aqui de olho nelas. E ainda por cima tenho ali umas belas batatas doces para usar. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Ficaram tão bonitas!!!! Adorei a sugestão!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  6. Oi Elisabete, bt!
    Adorei a receita e vou experimentar com certeza. Hummmmm!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  7. Acho que prefiro as de abóbora porque é um alimento pouco calórico e saboroso, a batata doce é muito calórica, mas estas também devem ficar uma delicia! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto a batata doce é calórica, mas são calorias saudáveis. E também depende de nós gastar as calorias! Em termos de sabor nem sei dizer quais as melhores, gosto de ambas! Mas talvez estas sejam mais gulosas! Beijinhos

      Eliminar
  8. Embora não aprecie batata-doce, panquecas gosto muito por isso manda-me uma, please :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Não gostas de batata doce?! Eu acho tão boa que ainda estes dias comentava com o meu marido que não conseguia perceber como é que poderia alguém não gostar de batata doce! Eu digo que não compreendo, mas compreendo que nem todos temos os mesmos gostos! O meu filho mais velho descobriu há poucos dias que adora batata doce! Até então eu não conseguia fazê-lo comer, a não ser camuflada ou na sopa! Finalmente consegui que ele provasse simples (na verdade ele foi enganado) e ele adorou! Desde então já me pediu várias vezes para fazer batata doce para acompanhamento das refeições! Eu cá sou doida por batata doce e estas panquecas ficaram para lá de boas! Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá! :)

    Que bom aspecto... meu deus, fiquei a salivar! :D

    Beijinhos
    Arco-íris na Cozinha | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  10. Depois das panquecas de abóbora, mais uma surpresa! :) Uma variante muito interessante (principalmente para mim, que adoro batata-doce!)

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de panquecas. Adoro panquecas de qualquer coisa mas nunca fiz de batata doce.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, são deliciosas e muito simples de fazer! Beijinhos

      Eliminar
  12. Que panquecas tão apetecíveis :P nunca experimentei fazê-las com batata doce mas agora fiquei muito curioso! Confesso que gostava de utilizar mais a batata doce do que uso mas cá em casa não é muito apreciada =(

    Ainda assim já anotei a receita para experimentar!

    Bom fim-de-semana =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa consumimos batata doce com frequência. Ainda hoje o acompanhamento do almoço foi batata doce assada. Eu adoro batata doce de todas as maneiras e feitios e o resto da família também! O meu filho mais velho é que torcia o nariz mas recentemente descobriu que afinal adora! Beijinhos

      Eliminar
  13. Tenho comido muita batata doce nos últimos tempos, mas acho que as que moram agora na despensa não vão ter como destino ser assadas no forno como as companheiras! Fiquei com vontade de experimentar as panquecas. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho quase a certeza que vais gostar destas panquecas! Beijinhos

      Eliminar
  14. Nunca imaginei fazer panquecas de batata doce, aliás eu acho que nunca tinha visto nenhuma receita (ou ando distraída, também é capaz). Mas agora fiquei super curiosa e com vontade de experimentar pois as tuas ficaram lindas!!!
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ficam absolutamente deliciosas! A batata-doce é muito versátil! Beijinhos

      Eliminar
  15. Adoro batata doce e adoro panquecas...e esta tua sugestão Ui comia já as duas da dose da receita :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá doce Elisabete,
    que bom ter-te de volta :) Batata doce além de ser um ingrediente saudável é bem versátil. Ela acompanha carne ou peixe, vai bem em bolos e bolinhos, em sopas, em granolas, em tudo! e deve ficar tão bem em panquecas.. o meu miúdo mais novo adora panquecas, tenho de experimentar esta versão.
    Beijoquinhas grandes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ficam deliciosas! Aliás, a batata doce é tão perfeita que é difícil ficar mal em alguma coisa! Beijinhos

      Eliminar
  17. Estou a engordar só de ver as pernas de frango, das papas e agora panquecas de batata doce! Que lindas!! :D Como costumas fazer o puré de batata doce??

    Muitos beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para as panquecas foi só esmagar a batata cozida. Mas de for para acompanhamento é juntar um pouco de leite, triturar e já está! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!