Waffles de Aveia e Centeio








Waffles é daquelas coisas que me traz recordações doces da infância! Era a minha avó quem as fazia para mim! Na altura, ter por aqui uma avó que fazia waffles, era algo muito à frente! Eu adorava! Ficava deliciada a ver fazer, e mais deliciada ainda depois de as comer! Depois, durante anos ficaram esquecidas. Há um ano a minha avó partiu e senti uma vontade imensa de voltar a comer waffles. Talvez porque isso fosse uma forma de matar saudades dela. Eu tinha uma máquina, cujas placas estavam já muito desgastadas e não havia waffles que conseguissem sair inteiras. O meu marido, sabendo do meu desejo, ofereceu-me uma máquina de waffles pelo meu aniversário. Escusado será dizer que fiquei felicíssima! Não pude esperar e estreei-a logo no dia seguinte com estas waffles para o pequeno-almoço. Uma versão mais saudável do que a da minha avó e que, apesar de não serem iguais, por momentos transportaram-me para outra fase da minha vida! Apesar de não terem levado farinha de trigo, nem gordura, nem açúcar, ficaram top!


Waffles de Aveia e Centeio:

2 ovos;
2 colheres de sopa de iogurte grego natural (receita aqui);
umas gotas de extracto de baunilha ou raspa de limão;
2 colheres de sopa de farinha de aveia;
6 colheres de sopa de farinha de centeio;
meia colher de café de fermento em pó;

Numa taça coloca-se os ovos juntamente com o iogurte grego e baunilha e bate-se com um garfo ou vara de arames. Junta-se as farinhas e o fermento e mistura-se muito bem. Verte-se o preparado na máquina de waffles e deixa-se cozer alguns minutos até estarem prontas. Servem-se quentes regadas com mel.

Nota: para não perder tempo de manhã, podem ser feitas no dia anterior, depois de manhã é só aquecê-las na máquina de waffles.

Rende 2 doses

43 comentários:

  1. Bom dia!
    Adoro umas boas waffles! Os maridos quando querem são uns queridos! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. gosto mt as tuas ficaram 5* ja comia duas agora mesmo humm bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro waffles,....o melhor é que podemos acompanhar com tudo que a nossa imaginação quizer,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Já desde a semana passada que ando a pensar em waffles! Mas ainda não consegui ter um bocadinho para as fazer :/ Agora ainda fiquei com mais vontade!Também dá para aquecer na torradeira ;) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não fazia muitas vezes sabe-me sempre a pequeno-almoço de gente fina! Beijinhos

      Eliminar
  5. Nunca comi assim nuna versão tão saudável, mas também são coisas que me remetem bastante para a minha infância, gosto tanto! Ficaram mesmo bonitos.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas não ficam muito diferentes das normais. Já fiz outras versões sem farinha mas estas continuam a ser às preferidas! Beijinhos

      Eliminar
  6. Lindos e com certeza maravilhosos as fotos dizem tudo...um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. A esta hora já comia uma cheia de mel, hummmmm delicia mesmo.
    Sempre com novas sugestões que nos fazem salivar à força toda.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Oi Elisabete, bt!
    Eu tenho vontade de comprar uma mk de waffles, mas fico sempre com medo de ser mais um elefante branco na minha cozinha kkkkk. Os seus ficaram ótimos. Amei!
    Amiga, não sei quando foi o seu aniversário, mas deixo aqui um abraço bem apertado de parabéns!
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  9. Uma bela receita e que tem óptimo aspecto. :) Desde que tenho uma máquina de vez em quando também faço waffles. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito, quer de fazer quer de comer! Beijinhos

      Eliminar
  10. Ficaram realmente incríveis!!! Adorei as fotos!!! Bjks

    ResponderEliminar
  11. Um dos lanches de domingo preferidos, waffles!!!
    Muito boa receita!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  12. É engraçado como alguns aromas e sabores nos transportam para as memórias de infância! Estes waffles ficaram perfeitos!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade é comigo isso acontece muito, há sempre aromas que me transportam para outros momentos da minha vida! Beijinhos

      Eliminar
  13. bom dia, adorei o blog. passei a seguir.
    Estes waffles estão com muito bom aspecto, até apeteceu comer um.
    beijinhos http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sigo o seu mas infelizmente não consigo comentar com muita pena minha. Beijinhos

      Eliminar
  14. Também tenho essa recordação da minha avó, ela chamava-lhes talassas e davam muito trabalho para as fazer, não haviam máquinas, era um utensílio próprio que se punha em cima da chama do fogão e virava-se para cozerem de cada lado. As tuas ficaram muito boas, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe tinha um utensílio desses, ainda existe! Mas raramente ela fazia waffles pois dava uma trabalheira! Com a máquina da minha avó era tudo tão mais rápido e tão bom! Beijinhos

      Eliminar
  15. Oi amiga, bom dia!
    Se morássemos mais perto eu teria um imenso prazer em te convidar p/um almocinho por aqui, de verdade!
    Quanto ao meu post de hoje, eu tenho certeza que preparado por vc vai ficar igualmente delicioso. A única diferença deve ficar por conta da carne seca que vc deve ter dificuldade de encontrar por aí. Experimenta e depois me conta!
    Bjsss amiga e um dia bem maravilhoso p/vcs é o que desejo
    Ah, obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  16. Confesso que dificilmente consigo resistir a uns waffles, estes já me estão a piscar o olho! :D
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Ai também quero uma máquina dessas!
    Eu tenho formas de waffles de ir ao forno mas nunca usei, porque não sei se elas no forno ficam boas, será?!

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre isso não consigo ajudar pois nunca fiz no forno. Mas tenho visto várias pessoas que fazem no forno e corre bem por isso nada como experimentares! Se não correr bem também não é um desperdício significativo. Vale sempre a pena tentar! Beijinhos

      Eliminar
  18. Elas apresentam-se bem apetitosas. Fiz 1 vez numa máquina que tenho, mas não correu muito bem. Tenho também uma formas em silicone, mas nunca experimentei. Pode ser que as vá estrear com a tua receita. :)
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer waffles não é tão difícil quanto parece. Há alguns truques, primeiro ter uma receita fiável, depois não encher de menos mas também não encher demasiado as placas, ter a máquina bem quente para que elas cresçam e não peguem. Mas depois de tomar o jeito não queremos outra coisa! Beijinhos

      Eliminar
  19. Olá Elisabete,
    Lindas são as recordações de infância, e gratas são, agora as lembranças. Mas elas são uma riqueza inigualável e só nossas.
    Também gosto muito de waffles (agora gosto de tudo), mas tuas ficaram douradas,lindas.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto imenso de ser transportada para outras ocasiões da minha vida através de aromas, sabores e sons! É que conseguem mesmo fazer-me sentir lá novamente! Beijinhos

      Eliminar
  20. Eu não tenho a máquinas de Waffles os seus estão perfeitos e o melhor
    que são mais saudáveis que os de compra!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até há pouco tempo também não tinha mas felizmente veio uma morar na minha cozinha! Beijinhos

      Eliminar
  21. A minha máquina de waffles está guardada há algum tempo.. acho que este fim-de-semana lhe vou tirar as teias de aranha... as tuas waffles estão lindas!!!

    Beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!