"Caramelo" de Tâmaras












Chamo-lhe caramelo de tâmaras mas podem chamar-lhe compota instantânea de tâmaras! Eu já tinha experimentado uma versão aqui que, apesar de ter gostado bastante, não me tinha agradado a 100%. Entretanto experimentei esta versão que é mais simples e mais fácil de fazer e que fica maravilhosa! Se quiserem um caramelo cremoso e mais espesso tipo compota então a receita está no ponto, caso queiram um caramelo mais líquido podem juntar mais água até atingir a consistência desejada como faço quando quero regar panquecas. Este caramelo serve para imensas coisas, adoçar papas, bolos, panquecas, etc. Serve para barrar no pão ou para rechear um bolo, para usar em granola/barritas, etc. Dá para tudo! E se for a versão mais líquida serve para regar as panquecas ou as waffles! Mas não se esqueçam, apesar de saudável, este caramelo é muito calórico por isso tem de ser consumido com moderação. Na sexta-feira trago uma receita onde utilizei algum deste caramelo, não percam!


"Caramelo" de Tâmaras:

12 Tâmaras sem caroço;
2/3 chávena de água (150ml);

Colocar as tâmaras numa taça com água quente para que as tâmaras amoleçam. Com a varinha mágica tritura-se bem até ficar cremoso. Coloca-se num frasco esterilizado e guarda-se no frio.

Nota: usei tâmaras normais porque são as únicas que encontro cá, mas se quiserem podem usar tâmaras medjool. Tenham em atenção que este caramelo não dura muitos dias pois acaba por fermentar.

Rende 2 frasquinhos

40 comentários:

  1. wuaonh adoro tamaras mas assim nunca comi nem fiz mas adorei a sugestao a cor ficou mt bonita e tb mt cremoso parabens bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de tamaras. É um amor antigo. E fiquei muito satisfeita com esta receita porque também adoro caramelo. Fico à espera de sexta! 😊 Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que saudades! Nunca mais recebi uma visitinha... e não sei por que razão não recebo notificação dos teus posts!
    Está tudo bem?
    O meu marido adora tâmaras! Vou fazer esta receita.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. D. Teresinha, ando há semanas para lhe mandar um mail. Não exagero, já há mesmo imenso tempo! Tenho uma foto para lhe mostrar. Mas os dias vão passando, o trabalho é mais que muito e quando me despacho já é quase meia noite que só me apetece chegar à cama e deitar. Antes do final da próxima semana não vou conseguir, mas assim que tiver uma oportunidade mando-lhe pois quero muito que veja!
      Comigo acontece o mesmo, não tenho recebido notificação dos seus posts. Às vezes tenho de ir ao painel do meu outro blog para conseguir ver, mas como agora é cada vez mais raro lá ir, acabo por não a visitar com a frequência que gostaria. Tenho de ver se descubro o problema pois também me tem acontecido com outros blogs.
      Espero que goste, é uma receita muito simples mas deliciosa! Este caramelo barrado numas tostas ou numa fatia de pão é uma maravilha! beijinhos

      Eliminar
  4. Super interessante, nunca tinha pensado em tantas utilizações para caramelo de tâmaras. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Nunca me tinha ocorrido semelhante uso para as tâmaras. Mas fica com um aspecto M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Este 'caramelo' misturado com um gelado de baunilha ou como topping de um daqueles bolos gelados de bolacha, deve ficar de parar o transito :)
    Adorei <3
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, num gelado de baunilha também fica delicioso! Acaba por ser um topping natural, bem docinho e delicioso na mesma! beijinhos

      Eliminar
  6. Que textura maravilhosa, já imagino essa delícia numa torrada, vou fazer.
    Tenho tâmaras e damascos secos escuros vou fazer com as duas frutas, amei a tua
    sugestão, super simples e o resultado é perfeito!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como ficará com os damascos mas deve ser bom também! Beijinhos

      Eliminar
  7. Não conhecia mas o aspecto é maravilhoso!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  8. Ainda hoje comprei tâmaras! :) Adorei esta versão assim mais grossa. É bem mais versátil.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  9. Vou passar a receita à mãe, ela é que é fã de tâmaras eu nem por isso.
    Obrigada pela partilha, vou esperar por sexta feira, até lá muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Nunca experimentei tâmaras, acreditas?
    Mas, depois desta publicação, fiquei com curiosidade.

    Beijinhos, Diana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar! As medjool são as mais caras mas também a maiores e mais doces! Beijinhos

      Eliminar
    2. São autênticos caramelos naturais! Não experimentes... a tua vida nunca mais vai ser a mesma e ficas viciada como eu XD

      Eliminar
    3. Ahahahahahah! É verdade! Mas sabes, há pessoas que não gostam! Dá para acreditar?! Beijinhos

      Eliminar
  11. Não sabia que se podia fazer caramelo de tâmaras, tem bom aspecto e é uma excelente ideia. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom e para quem não gosta de mel por exemplo, é uma excelente forma de adoçar as coisas. Beijinhos

      Eliminar
  12. Adoro! E se for feita com tâmaras Medjol (que parecem as que usaste a avaliar pela foto) ainda melhor!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas não são as medjool, são as normais. Infelizmente aqui não encontro tâmaras medjool. Mas com elas fica ainda mais guloso! Beijinhos

      Eliminar
  13. Ficou muito bonito, com uma consistência bastante cremosa, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apetece comer à colherda! Mas não convém! Beijinhos

      Eliminar
  14. Tenho tamaras congeladas,....achas que dará para experimentar fazer este caramelo?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei com tâmaras congeladas. Mas podes experimentar. Talvez devas esperar que descongelem primeiro e depois fazer o processo como digo na receita. É capaz de resultar! Beijinhos

      Eliminar
  15. Oi Elisabete, bt!
    Menina, esse caramelo deve ter ficado especial. Vou aproveitar agora a época do Natal, que também é época delas aparecerem por aqui e vou experimentar!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  16. WHAAAT? Adoro tâmaras!! E isto é tão simples de fazer. Tenho mesmo, mesmo de experimentar. E o prazo de validade não é preocupação, porque dificilmente vai sobreviver muito tempo depois de pronto sem que eu o ataque :P Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês o que perdes quando cá não vens?! Só receitinhas simples e deliciosas! Beijinhos

      Eliminar
  17. Adoro tâmaras! Adorei esta ideia, acho boa para rechear bolos ou tartes ou para oferecer assim nos frascos. Grata pela ideia :)
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito, muito simples de fazer! E gulosa! Se for para oferecer é preciso ter em conta que tem um prazo muito curto. Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!